Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2015

A oposição que soterra CPI

Governo afirma que queria CPI da BR, mas fica grato a deputado do PP 

Um dos temas que nortearam a plenária do PT no sábado (23), além das crises de corrupção e econômica, foi o sepultamento da CPI da BR-364 feita graças ao deputado do PP, Nicolau Júnior. A lógica é simples: o governo sai do episódio sem nenhuma ranhura, com todo o ônus da desgraça ficando no colo da famigerada “oposição” acreana. O título de sepultador geral de CPI não ficou para os governistas, e sim na bancada oposicionista.

O governo queria a CPI. Os deputados do PT e demais partidos da Frente Popular tinham o aval de Tião Viana para aprovar o requerimento da CPI em plenário. Aos deputados, o governador afirmou não temer nenhuma investigação. “Já foram mais de 100 processos de investigações por parte dos órgãos de controle e nunca foi detectado nada”, afirma Viana.

Portanto, em partes, o Palácio Rio Branco queria as investigações pela Assembleia Legislativa para se sair por cima e deixar a oposição na lona. “A oposição ficou com medo de ser investigada”, disparou o líder do PT na Assembleia, Lourival Marques.

Porém, ao mesmo tempo, Tião Viana mostrou todo agradecimento à lucidez de Nicolau Júnior por ter soterrado a comissão parlamentar. Ao contrário do que disse o governador, de que o progressista retirou a assinatura pensando no bem do povo do Juruá –já que a CPI poderia paralisar as obras – o gesto foi um temor das consequências da investigação em seu grupo.

Diante da ofensiva governista, ao neófito deputado do PP não restou outra opção a não ser retirar a assinatura de apoio; portanto, Nicolau não agiu como um bom samaritano, mas por ter ficado com a corda no pescoço.

A família de Nicolau Júnior é uma das mais tradicionais do Juruá, e uma das principais fornecedoras de insumo para as obras do governo. Diante da ameaça do governo, a única solução era enviar a CPI ladeira abaixo pelas bandas de Cruzeiro do Sul.

Enquanto isso, a sociedade acreana continuará a ficar sem saber como mais de R$ 1 bilhão usado em uma rodovia se dissolveu com as chuvas amazônicas. E o pior é que o contribuinte ficará sem as devidas respostas com a ajuda daqueles que foram eleitos justamente para investigar. E é desta forma que a oposição acreana continua dando seus passos, caminhando para ser oposição pelos próximos 20 anos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário