Páginas

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

As vítimas de sempre

Laudo do IML aponta "causa indeterminada" da morte 
Na semana em que o mundo lamenta os 25 anos do assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, o Acre registra esta semana mais uma morte por conflitos agrários. A vítima agora é Margarido Pereira da Silva, 41, um dos líderes das famílias do Ramal do Cacau, área próxima ao município de Bujari, ocupada por sem-terra.

Em outubro elas foram expulsas pela Polícia Militar ao cumprir uma ação de reintegração de posse.. Na ocasião, nem a escola de madeira construída pelos trabalhadores rurais foi poupada (veja vídeo). Sem ter um local fixo, muitas delas voltaram para a área.

Desde então as ameaças dos jagunços da fazenda passaram a ser freqüentes. De acordo com José Janes, vice-presidente da CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil), um dia antes de ser assassinato a casa de Margarido foi “visitada” por capatazes e policiais à paisana.

Morto na sexta, seu corpo foi encontrado nesta segunda. No IML os peritos não tiveram a capacidade de determinar a causa da morte do agricultor. Preocupado com os impactos negativos da ação truculenta de sua polícia em outubro, o governo enviou ao IML seu secretário de Direitos Humanos, Nilson Mourão.

Segundo Janes, o secretário queria a liberação do corpo para ser velado com o laudo de “morte indeterminada”; Nilson Mourão nega a acusação e diz ter ido ao IML para saber o que acontecia.

Familiares e amigos, contudo, não aceitavam a versão oficial e exigiam a revelação de como Margarido foi morto. Para os líderes da CTB, não resta a menor dúvida de que a morte tem ligações com o conflito pela posse da terra.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário