Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Voto de protesto

Vitória de promotor em eleição do MP representa insatisfação com andar de cima

A vitória do promotor Danilo Lovisaro Nascimento na disputa para a eleição do novo procurador-geral de Justiça representa a insatisfação de membros do Ministério Público com os rumos tomados pela instituição nos últimos anos.  A proximidade excessiva com o governo e os impactos causados pela operação G7 são alguns dos motivos da “rebelião”.

Esta é a avaliação feita por alguns membros do MP consultados pela reportagem. Danilo Lovisaro encabeçar a lista tríplice pegou de surpresa até mesmo os mais pessimistas, que não apostavam em sua viabilidade.

A eleição para a composição da lista tríplice ocorreu durante esta sexta-feira, com a apuração sendo concluída no meio da tarde. O promotor, responsável pela Promotoria de Combate ao Crime Organizado, obteve 45 votos. Em segundo lugar está a procuradora-adjunta Kátia Rejane obteve 38 votos.

Com 30 apoios recebidos, o procurador Oswaldo D’Albuquerque ocupa a última posição. Procurador-geral de Justiça por quase 10 anos, Edmar Monteiro ficou de fora da composição com 25 votos.

“Talvez tenhamos algo a dizer [com a vitória de Danilo], tal qual dissemos quando estivemos nas ruas no meio deste ano”, diz um promotor satisfeito com a vitória de seu colega. A boa votação do promotor pode ser vista como insatisfação do “andar de baixo” com o “andar de cima”. Esta é a primeira vez que um promotor de Justiça supera um procurador na eleição interna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário