Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2016

Economia sem Norte

Emprego: No Norte, Amazonas tem o pior resultado em 2015; Roraima é o menos afetado 

A crise econômica que eliminou mais de 1,5 milhão de empregos no Brasil ao longo de 2015 também afetou, sem exceção, os Estados do Norte. Os impactos mais sensíveis ocorreram no Amazonas, onde o Polo Industrial de Manaus registrou elevado número de demissões de trabalhadores. É o que aponta a pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgada nesta quinta-feira (21).

De janeiro a dezembro o Amazonas teve 37.033 postos de trabalho encerrados –queda de 7,89% no período. Segundo o Caged, a indústria foi o principal setor da economia amazonense a contribuir para o resultado ruim, com 27.673 demissões. Em segundo lugar na região está Rondônia. O Estado perdeu 15,8 mil vagas de emprego, redução de 6,12%.

Por lá, a construção civil foi o principal gargalo para a economia. Este mesmo segm8ento também foi o vilão para Acre, Pará, Tocantins e Roraima. Já no Amapá, o comércio puxou para baixo o desempenho. O resultado menos catastrófico foi de Roraima, que em 2015 registrou retração na geração de empregos de 0,73%, ou 384 desligamentos.

Tocantins vem logo após Roraima entre os Estados do Norte com números mais amenos: queda de 1,13%. Já de cima para baixo no ranking do desemprego na Amazônia, após Amazonas e Rondônia, seguem Amapá (-549%), Pará (4,67%) e Acre (-2,66%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário