Páginas

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Caçada na floresta

TRE do Amazonas retoma julgamento para cassação de José Melo 

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) retomou esta semana o processo de julgamento que pode consolidar a cassação do mandato do governador José Melo (Pros) e de seu vice Henrique Oliveira (SDD).  Em sessão no último dia 16 de dezembro, a Corte já tinha definido, por cinco votos, que Melo deveria deixar o cargo pela suposta prática de compra de votos nas eleições de 2014.

O julgamento foi adiado, à época, por um pedido de vistas do juiz Márcio Meireles. Mesmo que o magistrado vote a favor de José Melo, o governador terá que recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para não ser afastado, já que a maioria dos membros do tribunal no Amazonas se manifestou pela cassação.

O processo deveria ter sido julgado nesta segunda-feira (18), mas foi adiado por conta da ausência de dois magistrados. A previsão é que o caso retorne à pauta do plenário na sexta (22) ou segunda-feira (25).

O processo contra José Melo foi protocolado pela coligação “Renovação e Experiência”, que saiu derrotada na disputa do segundo turno, liderada pelo hoje ministro Eduardo Braga (Minas e Energia). Durante as eleições em 2014, a Polícia Federal apreendeu quase R$ 12 mil em um comitê da campanha de José Melo. Segundo a polícia, o dinheiro seria usado para a compra de votos.

Outros materiais como recibos -comprovando o pagamento de benefícios em troca de votos - foram apreendidos com os coordenadores da campanha do governador reeleito. Compra de óculos e reforma de túmulos teriam sido financiados para que eleitores votassem em Melo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário