Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

A discórdia privada

Além de crise econômica, Suframa se vê às voltas com conflito político na chefia 

Não bastassem os efeitos devastadores da crise econômica brasileira que provoca demissões em massa e o fechamento de fábricas no Polo Industrial de Manaus, agora a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) também enfrenta um embate no campo político. Desde outubro do ano passado o Ministério Público Federal (MPF) questiona a indicação da atual superintendente Rebeca Garcia para o cargo.

Ex-deputada federal, ela é membro de uma das famílias empresariais mais influentes do Amazonas, detentora do Grupo Garcia, que atua em setores que vão de telecomunicações a concessionárias de veículos. O mais recente conflito de interesse apontado pelos procuradores da República está a indicação, feita por Rebeca Garcia, de Walter Roberto Sipelli para ser o número dois na Suframa.

Dirigente do PP no Amazonas –partido pelo qual Rebeca foi deputada – Sipelli também é considerado o braço direito da família Garcia. Sua atuação nos últimos anos tem se dado sempre entre cargos de influência nos governos do Amazonas e nas empresas do grupo da atual superintendente.

Na semana passada o MPF instaurou inquérito para saber até que ponto a nomeação de Sipelli para superintendente-adjunto da Suframa não representa um conflito de interesse para a administração pública. Os procuradores enviaram questionamentos ao apadrinhado de Rebeca e às empresas do Grupo Garcia para saber qual o nível de comprometimento dele em negócios particulares.

O ápice desta queda de braço se deu na emana  passada, quando a Casa Civil da Presidência da República publicou e “despublicou” decreto com a nomeação de Roberto Sipelli para o cargo. Nos bastidores, a informação é a de que a bancada do Norte no Congresso pretendia emplacar José Nagib na função; ele já tinha ocupado o posto de superintendente de Planejamento da Suframa, porém teve que deixa-lo após acusações de más práticas na gestão.

Rebeca Garcia ameaçou deixar a Suframa caso a manutenção de seu aliado não fosse assegurada. O Planalto recuou da decisão e afirmou que a “demissão” de Sipelli tinha ocorrido por erros burocráticos no decreto publicado no “Diário Oficial da União”.  A ex-deputada veio a assumir a chefia da Suframa somente após se comprometer com o Ministério Público a romper qualquer tipo de vínculo com as empresas da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário