Páginas

segunda-feira, 15 de maio de 2023

passaporte verde

A Política na Floresta 

 

Cameli em evento sobre bioeconomia na Flórida (Foto:Agência Acre)

 

O retorno de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República transformou - graças a Deus - o governador bolsonarista do Acre, Gladson de Lima Cameli (PP), no maior aliado na preservação da Floresta Amazônica - isso, lógico, depois de seu colega paraense Helder Barbalho (MDB). Aliado incondicional de Jair Bolsonaro até 30 de outubro do ano passado, Cameli seguia à risca a mesma cartilha do ex-presidente para a política ambiental brasileir: ou seja, não ter uma política de proteção ao meio ambiente. E, assim, o Acre registrou as maiores taxas de desmatamento da Amazônia durante o primeiro mandato de Cameli.


A eleição de Lula fez o governador acreano passar por uma metamorfose ambulante - e ponha ambulante. Por aqui, ele é conhecido por adorar fazer viagens internacionais na primeira classe, com todas as despesas pagas pelo (adivinha?) ontribuinte. Mesmo conduzindo uma agenda ambiental devastadora para o Acre, Cameli sempre faz questão de embarcar para todos os encontros globais sobre preservação ambiental e combate às mudanças climáticas.

Enquanto que na prática seguia a cartilha bolsonarista de deixar a boiada passar, lá fora, aos gringos, apresentava-se quase como um defensor incondicional da floresta. Tudo demagogia. Na verdade, Gladson Cameli aproveita estes eventos apenas para um passeio zero oitocentos.

Em março passado, durante a terceira fase da operação Ptolomeu, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a apreensão do passaporte do governador do Acre. A medida foi um pedido da Polícia Federal, que coloca Cameli no centro das investigações de uma organização criminosa que teria desviado alguns milhões de reais. Ele nega todas as acusações, e diz estar aberto às investigações.

Viajante de primeira categoria, Cameli deve ter ficado desesperado ao ficar sem o passaporte. Tanto assim, que entrou com recurso junto ao STJ para que o documento lhe fosse devolvido. O governador alegou a necessidade de fazer viagens internacionais como chefe do Poder Executivo para tratar de assuntos de interesse do Acre, incluindo, vejam só, a proteção da Floresta Amazônica.

Relatora do processo da operação Ptolomeu, a ministra Nancy Andrighi atendeu ao pedido. Porém, cada vez que for fazer uma viagem oficial para o exterior, Gladson Cameli deve fazer pedido prévio ao tribunal onde é julgado. A PF solicitou a retenção do passaporte como forma de evitar que Cameli fuja do Brasil.

Com a benção de Nancy Andrighi, o governador esteve, na semana passada0 nos Estados Unidos para participar de agendas na área de preservação ambiental. Em Washington e Miami, repetiu a mesma cartilha e lenga-lenga que fala para quem não conhece a realidade local. Como desconhece e não domina o debate sobre a proteção à natureza, mesmo sendo governador de um estado amazônico, Cameli não tem muito ou nada a apresentar. Para ele, viagens do tipo são apenas uma forma de descontração.      

Porém, é melhor termos este governador com uma nova roupagem para a proteção da Amazônia - e devemos agradecer ao bom velhinho barbudo hoje no Planalto. Que Gladson Cameli realmente entenda que a discussão sobre meio ambiente, preservação da floresta não é coisa de petista, de comunista. É uma questão de sobrevivência. Que o ambientalismo do governador do agronegócio é apenas por conveniência e sobrevivência política isso não há menor dúvida.  Todavia, antes esteja ele assim, do que foi durante os quatro primeiros anos de desgoverno.  

Que Gladson Cameli compreenda que o Acre - mesmo esquecido e invisível ante o resto do país -  tem papel de protagonista nos debates internacionais sobre o futuro da Humanidade. E que sim, usando uma linguagem capitalista, podemos ganhar muito dinheiro com isso - sem a necessidade de devastar nossa maior riqueza.  Que Cameli entenda que as agendas internacionais de discussão sobre meio ambiente e mudanças climáticas não são apenas uma forma de passear pelo mundo só para passear, e postar fotinhas no Instagram.  

 

LEIA TAMBÉM

Com mudança de postura, governadores do AC e RO iniciam mandatos com agenda mais ambiental

Após gestão desmatadora, governador do Acre defende compromisso com meio ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário