Páginas

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Outra pizza?


As recentes prisões de pessoas supostamente envolvidas numa rede de pedofilia em Rio Branco revela um problema sério de nossa sociedade: a exploração sexual de crianças e adolescentes. A pedofilia parece ter se tornado algo tão comum que, enfim, as autoridades desse Estado começaram a agir. Que a Operação Delivery e suas consequentes prisões não seja mais um blefe para inglês ver, como foi a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia na Assembleia Legislativa.

Como todos sabemos, a CPI acabou em pizza. As investigações só ficaram na boa vontade e ninguém foi punido. Ao final poderia receber o nome de a CPI da vergonha. O Ministério Público e a Polícia Civil têm agora a grande oportunidade de dar um fim a esta impunidade, corrigindo a omissão do passado.

Não adianta só prender o João, o Zé e o Raimundo da periferia. Esse crime repugnante é alimentado por aqueles que acreditam ter a certeza de não serem punidos por ter algum bem capital acumulado.
Como se pode ver, este não é um mal que precisa ser cortado na raiz, mas de cima pra baixo, pois enquanto houver criminosos alimentando a pedofilia no topo, lá embaixo mais meninas estarão sujeitas a serem as próximas vítimas.

Para isso a polícia e o MP precisam ter a segurança necessária para pedir a prisão destes acusados, estar com provas consistentes, para depois eles não saírem como as vitimas. As informações são de que mais figurões da alta sociedade (termo chulo) estão para ser encaminhados ao presídio também por pedofilia.

Que por estarem em suas Torres de Marfim, ações ocultas da Galáxia não venham agir para abafar o caso e impedir as suas prisões. Que os poderosos não se arvorem em suas influências políticas para assegurar a impunidade. Vamos estar de olhos abertos.   

Não adianta colocar só os bandidos na cadeia. O Estado deve fazer sua parte. As ações do poder público precisam chegar aos bairros pobres da cidade, que são o território fértil dos pedófilos. Tirar estas jovens das vulnerabilidades sociais, por meio da oferta de cursos, capacitação, uma educação de qualidade para que possam encontrar vaga no mercado de trabalho.

A pedofilia é um problema crônico em nossa sociedade. Fruto da impunidade e da miséria (financeira e educacional) em que a grande maioria da população está mergulhada. A Justiça por sua vez precisa ser dura na condenação dos criminosos. Nós, enquanto sociedade, também precisamos fazer nossa parte, denunciando e repudiando este crime.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário