Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Soja da floresta

Tereza Cristina vai à Amazônia incentivar plantio de soja 


Ministra chega ao AC para fomentar soja (Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil)



A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, cumpre agenda nesta sexta-feira, 22, em Rio Branco. Um de seus principais compromissos é visitar uma fazenda pioneira no cultivo de soja no estado, cujo novo governo tem como principal meta para o desenvolvimento econômico da região o fomento ao agronegócio. Essa é a primeira visita de Cristina à Amazônia.

O incentivo ao cultivo de soja ocorre num dos momentos mais críticos da política ambiental do Acre; em 2018, o estado foi o campeão no ranking do desmatamento em toda a Amazônia Legal - com aumento de 80% na comparação com o período anterior -, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Desde o começo de 2019 a Secretaria de Meio Ambiente é controlada por um ruralista indicado pelos representantes do setor, e que tem como uma de suas atribuições rever as regras estaduais que tratam dos processos de licenciamento ambiental, sobretudo as voltadas para o campo.

Outra medida recém-anunciada, desta vez pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), é apresentar projeto de lei para anistiar os produtores rurais que foram multados pela prática de desmatamento não autorizado e de madeireiros.

Paralelo a essas práticas, o governo Gladson Cameli (PP) tenta implementar ações para tornar o Acre uma das novas fronteiras agrícolas do país. Uma de suas principais apostas é atrair investidores de Rondônia, vizinho estado que tem no agronegócio o carro-chefe da economia local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário