Páginas

sábado, 19 de junho de 2021

Acre 4.0, no século 19

 O Acre foi pioneiro na bioeconomia um século atrás

    

Bioeconomia é um conceito bastante utilizado hoje no mundo para se buscar um novo modelo de economia que cause o menor impacto possível à natureza, uma exploração racional e sustentável dos recursos naturais. A bioeconomia nada mais é do que a adaptação da indústria e dos mercados para a produção de mercadorias biodegradáveis, portanto menos poluentes, com altos investimentos em tecnologia. 

Outro objetivo da bioeconomia é fazer uma exploração de recursos disponíveis na floresta, garantindo a sua sustentabilidade, e a manutenção desta floresta em pé. Dono de uma das maiores áreas de Floresta Amazônica do Brasil, o Acre tem tudo para ser uma referência global em bioeconomia, bastando, para isso, apenas vontade política.

Na Amazônia em Pauta desta semana falo como que, há 100 anos, o Acre já praticava a bioeconomia, por meio da extração do látex da seringueira. Um século atrás, essa região era uma das principais geradoras de riqueza, sem derrubar 1 única árvore. A História do Acre se dá na sua relação com a floresta, não com o boi.

*Clique, aperta o play e ouça *

Nenhum comentário:

Postar um comentário