Páginas

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Reservada ao desmate

Reserva Chico Mendes é derrubada e preparada para o fogo 


Imagem de cima mostram o avanço do desmatamento dentro da unidade em Xapuri (Fotos: SOS Amazônia) 


Novas imagens aéreas - produzidas a partir de drones - dão uma nova perspectiva do nível de destruição dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, em sua porção no município de Xapuri. No início de agosto, em reportagem para a National Geographic com o repórter-fotográfico Márcio Pimenta, já notávamos os impactos do desmatamento e do fogo dentro da unidade de conservação, provocado pelo contínuo avanço da pecuária e a falência do extrativismo.

Agora, no fim do mês passado, a organização não-governamental acreana SOS Amazônia esteve na reserva para observar (leia o relatório) como a abertura de novas áreas para o pasto coloca em risco a sobrevivência da unidade concebida pelo líder seringueiro Chico Mendes.

Mais e mais árvores continuam a ser derrubadas. As imagens de cima dão uma dimensão da destruição e do próximo passo a ser seguido pelos desmatadores: o uso do fogo. E setembro, o último mês do “verão amazônico” (que acumula um maior número de dias consecutivos do ano sem chuva), é o escolhido para esta queima.

Com a baixa umidade tanto no ar quanto na floresta por conta do longo período sem chuvas, há o claro risco de o fogo ir mata adentro. Caso nenhuma providência seja tomada a tempo pelas autoridades, poderemos ter uma catástrofe das proporções de 2005, quando grandes áreas de floresta da reserva foram destruídas pelo fogo.     





Nenhum comentário:

Postar um comentário