Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Uma luta constante

Não existe governo bom para índio, diz liderança Huni Kui do Acre 

As ofensivas do governo Jair Bolsonaro (PSL) para fragilizar e até acabar com os direitos dos povos indígenas do país não são vistas como novidades para a liderança Ninawá Huni kui.

“Uma coisa que deixo muito claro para o meu povo é que não existe governo bom para índio. Nunca existiu. Tudo o que os povos indígenas conquistaram até hoje foi com luta”, afirma.

As terras indígenas são o principal alvo de ataque do presidente da República, com a promessa de rever demarcações e não realizar novas Para Ninawá Huni kui, a atitude de rever terras demarcadas não será fácil ante o movimento de resistência das populações indígenas.

“Nós queremos que se respeite o nosso território. Que o nosso território não sejaj visto como comércio”, afirma ele.

Os Huni Kui realizaram essa semana sua quarta assembleia, reunindo representantes das mais de 100 aldeias espalhadas pelo Acre. Também chamados de Kaxinawá - nome dado pelos brancos que chegaram ao Acre no início do século passado para explorar a borracha - eles somam mais de 15 mil pessoas, em 12 terras indígenas.

Veja a entrevista concedida por Ninawá Huni kui ao blog enquanto organizava protestos de seu povo pelas ruas centrais de Rio Branco na última quarta, 22.


Nenhum comentário:

Postar um comentário