Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Para inglês e (alemão) ouvir

Gladson Cameli (de chapéu) em feira rural de RO fala mal da pauta ambiental, após elogiá-la para "gringos"



Na semana que passou, ninguém melhor do que o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), para se encaixar na definição de “metamorfose ambulante” - e este ambulante não é só pelas suas constantes viagens às custas do erário.

Gladson começou a segunda como o mandatário mais ecologicamente correto da história recente do Acre (amigo da floresta), e terminou a sexta comendo churrasco com os ruralistas de Rondônia, afirmando que as porteiras do Acre estão abertas para o agronegócio - o que inclui um pouco de desmatamento.

Tal mudança de comportamento - vista como antagônica já que ambientalismo e ruralismo quase sempre estão em lados opostos - tem uma explicação - e ainda bem.

Na segunda-feira 20 de maio, o governador abriu as portas do gabinete para receber alemães e britânicos que por aqui, nos últimos anos, aplicam seus recursos como tentativa de manter alguma coisa da Floresta Amazônica em pé.

São estes dólares, euros e libras esterlinas que vêm assegurando algum fôlego para os investimentos por parte do Executivo, ante um orçamento bastante comprometido com a inchada folha de pagamento  do funcionalismo público.

A maior parte destes recursos é injetada pelo banco alemão estatal de desenvolvimento, o KFW. Seus dirigentes, membros da embaixada da Alemanha e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) vieram ao Acre para ver como suas doações estão sendo aplicadas. Também integrou a comitiva internacional representantes do governo do Reino Unido.

Diante dos europeus, Gladson Cameli foi só amores com a causa ambiental, tão defenestrada por ele e seus aliados nos últimos anos, enquanto estiveram na oposição, acusando os petistas de travarem o desenvolvimento do Acre por conta da agenda ambiental.

“Nosso Governo não é a favor que se acabe com a floresta e não trabalhamos com essa possibilidade. Queremos usar o potencial que nós já temos para que possamos nos tornar um Estado produtivo, que gere emprego e renda para o nosso povo. A continuidade desta parceria vai ser fundamental para que possamos alcançar esse objetivo”, disse o anfitrião aos convidados.

Gladson Cameli, claro, está de olho nos quase R$ 2 bilhões que apenas o governo da Alemanha investirá nos próximos anos na preservação de florestas tropicais ao redor do mundo, com o Acre podendo comer uma fatia deste bolo. Para isso, o governo precisa fazer sua parte e combater o desmatamento ilegal.

Para cada árvore colocada no chão, o estado deixa de receber verba internacional - ou seja, menos floresta, menos dinheiro em caixa.  Apenas nos últimos cinco anos o Acre recebeu R$ 115 milhões de doadores estrangeiros por ter mantido preservada 87% de sua cobertura florestal nativa.

A porteira está aberta 

Porém, nem bem alemães e britânicos deixaram seu gabinete, e Gladson Cameli já estava de malas prontas para ir ao estado vizinho, onde participaria da Rondônia Rural Show. Sua intenção estava clara: reforçar o convite para os grandes produtores agropecuários aplicar seus investimentos no Acre. Desde o começo do ano ele tem ido a Rondônia buscar potenciais investidores rurais para o Acre. 

Em termos ambientais, Rondônia é um dos estados da Amazônia Legal que mais perderam sua cobertura florestal para o agronegócio. Em questão de horas, Gladson esqueceu todo o seu lado ecologicamente correto e colocou o chapéu de vaqueiro para escancarar as porteiras do Acre para a soja e outras culturas.

“As pessoas quando falam de Amazônia, só falam de preservação. O Acre está aberto para o agronegócio, a pecuária, a soja, a industrialização. E quem quiser investir, pode ir com toda a segurança que o estado dará. A nossa ideia é seguirmos esse modelo de desenvolvimento, adotado por Rondônia, porque temos tudo para fortalecer nossa economia”, disse Cameli aos produtores rondonienses.

Por segurança, vale ressaltar, não é essa que a população carece diariamente, com a bandidagem “tocando o terror” pelas ruas das cidades acreanas. Mas a destes fazendeiros fazerem o que bem quiserem por aqui dentro de suas áreas, sem ser incomodados pela fiscalização ambiental.

Como se vê, a “metamorfose ambulante” retrata o quão voláteis  são as declarações do governador do Acre - que ora acende uma vela para o Divino, e ora para o capeta. Ao que tudo indica, as suas palavras sobre a defesa da Floresta Amazônica não passaram de puro casuísmo  para inglês e alemão verem e ouvirem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário