Páginas

sábado, 16 de julho de 2022

10 anos no ar

Em 2022, este blog completa uma década no ar. São 10 anos analisando e noticiando as coisas de nosso Acre e da Amazônia. De uma cobertura quase exclusiva para os assuntos políticos locais, também passei a escrever sobre meio ambiente, questões amazônicas, crise migratória na nossa tríplice fronteira, povos indígenas, mudanças climáticas e tudo o mais o que afeta a sociedade acreana. Ah, neste tempo ainda mudaram até o nosso gentílico de acreano para acriano, mas me mantive subversivo e continuo a escrever da velha forma.

Nestes 10 anos, muitas coisas mudaram no Brasil e no Acre. No país vivemos hoje uma verdadeira tragédia econômica e social desde a chegada da extrema direita reacionária ao Palácio do Planalto. Nos dias atuais, há o risco de você ser executado em sua festa de aniversário se o tema estiver relacionado a uma ideologia política que não agrade o outro. Neste período, milhões e milhões de brasileiros voltaram a sofrer com a fome.  A nossa democracia está sob constante ameaça e incerteza.

No Acre a situação não é diferente. Após 20 anos de hegemonia política do Partido dos Trabalhadores, a velha direita que dominava o poder desde os tempos da horripilante ditadura militar (1964-1985) voltou ao poder - agora travestida com novas roupas e caras, mas com o mesmo pensamento (ou a falta dele) retrógrado e arcaico de sempre. Assim como o restante do Brasil, voltamos a mergulhar na miséria - isso num estado já sempre pobre e marcado pela desigualdade social.      

Em 2012, quando este blog nasceu, vivíamos um ano eleitoral de plena normalidade institucional. Nossas instituições eram respeitadas e a democracia não sofria nenhum tipo de risco. Há 10 anos, tínhamos uma disputa municipal. O agora prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas), era o franco favorito para ser o novo prefeito da capital. Viu sua vantagem desmoronar diante da poderosa máquina petista que virou o jogo e elegeu o então inexpressivo Marcus Alexandre (PT).

Bocalom só veio a ganhar uma disputa majoritária em 2020, pegando carona na onda bolsonarista que devasta o Brasil e o Acre. Todos eles, diga-se, eleitos a partir do voto das urnas eletrônicas, tão massacrada por eles neste momento.

Em 2022 vamos voltar às urnas em mais uma eleição geral. No entanto, o ambiente político é bem diferente. Não sabemos nem mesmo se vamos ter eleições. Hoje há no poder um presidente golpista que a toda hora atenta contra a nossa democracia. Por meio de seus discursos, fomenta o ódio e a violência, pregando a eliminação do outro. Ele não tem adversários políticos, mas inimigos.

Vivemos um dos piores momentos políticos da história brasileira. O fantasma da ditadura militar é ressuscitado por Jair Bolsonaro e seus asseclas. É neste triste e sombrio momento de nossa história que o blog sobrevive, resistindo, fazendo o jornalismo independente e crítico de sempre, sem se curvar ao poderio econômico de quem esteja no poder.

Que a partir deste histórico ano eleitoral de 2022, um novo período possa ser construído. Que o Brasil e o Acre possam reencontrar o caminho da normalidade institucional, o seu reencontro com o desenvolvimento econômico para tirar nossa população da extrema pobreza na qual se encontra. Estaremos aqui, neste cantinho abandonado do país, acompanhando todo o processo eleitoral, defendendo a democracia e as nossas liberdades contra os ataques do bolsonarismo.

Que daqui 10 anos este mesmo blog ainda possa estar no ar para testemunhar a recuperação do Brasil. Infelizmente ainda vamos levar muito tempo para nos recuperar da atual tragédia política em curso. Que essa página de nossa história possa, de uma vez por todas, ser jogada na lata do lixo para nunca mais ser recuperada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário