Páginas

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Viva Chico


 No início de maio visitei o Parque Nacional da Serra do Divisor, localizado no município de Mâncio Lima (AC). A reserva está localizada bem na fronteira entre o Brasil e o Peru, sendo a Serra do Divisor o ponto de divisão entre os dois países. Detentora de uma das maiores biodiversidades do Planeta, a área também abriga centenas de famílias ribeirinhas.

Na teoria elas não poderiam estar ali por se tratar de um parque, mas como a grande maioria lá já morava antes da transformação da região numa área de proteção, elas permaneceram e aumentaram Sem poder explorar muito as terras, elas vivem à própria sorte e desamparadas pelo poder público.

Mesmo num lugar distante onde o único acesso são horas e até dias de viagem nas embarcações, a pecuária se faz presente em muitas localidades.

A única presença do Estado ali é por meio do Instituto Chico Mendes. Criado na gestão de Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente, o órgão é acusado pelos moradores de fazer “terrorismo” para manter a integridade da área.

Neste vídeo, o morador José Maria Rebouças diz que os fiscais fazem abordagens de forma intimidadora e aplicam multas que chegam a até R$ 200 mil. No parque há uma base do Ibama abandonada usada tão somente como abrigo por “poderosos” para tomar cerveja aos feriadões.


Veja o vídeo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário