Páginas

sábado, 5 de julho de 2014

As diferenças republicanas

Causou surpresa na semana passada a informação de que o governo vai desativar no período eleitoral o seu principal portal de notícias, a Agência de Notícias do Acre. Nunca antes na história deste Estado se viu algo parecido.

Criada no bom governo Binho Marques –um gestor que deixa saudades nos acreanos – a agência tinha como objetivo ser a plataforma do governo para a produção e distribuição de conteúdo jornalístico de suas realizações.

E aqui temos de reconhecer, esta mesma linha foi mantida com Tião Viana –em alguns casos tentaram usá-la para questões partidárias do governador. Mas as críticas recolocaram a agência nos trilhos. Agora o contribuinte acreano que arca com uma estrutura pesada do sistema público de comunicação fica abismado com a decisão de retirar o site no período eleitoral.

Esta decisão só revela uma coisa: a total incompetência dos gestores da Comunicação do governo Tião Viana em separar o público do partidário. Por acaso toda estrutura do governo vai deixar de funcionar no período eleitoral? (Sim, vai!) Todos os servidores públicos estarão a disposição da campanha de Tião Viana?  (Em grande parte sim!)

Será que os gestores estarão tão empenhados na tentativa de permanecer no poder que não terão tempo de cuidar de um simples portal de notícias? O cidadão acreano não terá direito de saber o que o governo está fazendo nos quatro meses de campanha? (Somo quatro com o segundo turno).

Com a imprensa acéfala, o eleitor corre o risco de ficar às cegas neste período de eleição sem saber como o nosso grande arrecadador de impostos está nos trazendo de volta os investimentos. Não haverá a oportunidade do cidadão também fiscalizar as ações dos governantes.

A imprensa acreana não tem condições de realizar este trabalho que é seu dever por ser sufocada pelo governo petista nos últimos 16 anos. Ou seja, o eleitor perdeu sua capacidade da livre expressão, sem a interferência estatal. Com a única fonte de notícias oficialescas do governo fora do ar, aí que tudo tende a piorar.

Tempos sombrios o Acre está vivendo em sua vida republicana...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário