Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Fim da exploração


ONU exige a ‘suspensão imediata’ de planos de gás na Amazônia


SURVIVAL INTERNATIONAL


As Nações Unidas exigiram a parada imediata na expansão de um grande projeto de gás na Amazônia peruana. A exigência se dá pela preocupação com o grave risco que enfrentam as tribos isoladas vivendo nas imediações dos projetos exploratórios de gás.

Em carta enviada ao governo do Peru, o Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial da ONU – Comitê CERD – pede a ‘suspensão imediata’ dos planos de expansão do projeto de gás Camisea mais para o interior da reserva Nahua-Nanti, uma vez que essa é uma ‘ameaça à sobrevivência física e cultural dos povos indígenas que ali habitam’.

O pedido segue-se a um apelo que diversas organizações indígenas peruanas fizeram ao Comité CERD. A AIDESEP, ORAU e COMARU estão também movendo uma ação na justiça contra o governo e as companhias envolvidas no projeto de $1.6 bilhões de dólares.

Camisea é gerido por um consórcio de companhias que inclui a Pluspetrol da Argentina, a Hunt Oil dos Estados Unidos e a Repsol da Espanha, sendo um dos maiores projetos de gás na Amazônia.

O projeto de gás está implantado no coração da Reserva Nahua-Nanti, que foi criada para proteger a terra e a vida de índios isolados.

As companhias estão planejando levar a cabo testes sísmicos na floresta – detonando milhares de explosivos – e perfurar mais de vinte poços de exploração.

Os trabalhos terão um impacto devastador sobre os habitantes locais que dependem da floresta e da sua fauna para sobreviver. Quaisquer contatos com os índios isolados poderão tornar-se fatais.

O Diretor da Survival International, Stephen Corry, declarou hoje, ‘O governo peruano comprometeu-se com o Banco Interamericano de Desenvolvimento em como o projeto Camisea não seria expandido e até aprovou um Decreto Supremo transformando essa obrigação em lei. Agora está fazendo exatamente o contrário do que tinha prometido. Não é nenhuma surpresa que a ONU está exigindo que este projeto nefasto seja interrompido’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário