Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Alta procura

PGE gasta mais de meio milhão por serviços de busca e pesquisa do Google


A Procuradoria Geral do Estado (PGE), de acordo com o Diário Oficial desta segunda-feira, 18, contratou os serviços do Google Search Appliance (GSA) por R$ 604 mil para os trabalhos de busca e pesquisa de todo o seu arquivo de processos eletrônicos.

 Segundo a PGE, 95% de todos os processos da Justiça acreana em primeiro grau estão no formato eletrônico, com a virtualização em execução também pelo Ministério Público e a procuradoria da prefeitura de Rio Branco.

 O custo se faz necessário, diz a PGE, para garantir maior agilidade na coleta das ações produzidas na última década pelo órgão, possibilitando a tomada de decisões em um espaço de tempo menor e com redução no gasto com pessoal.

 A busca pelo GSA permitirá que os procuradores passem menos tempo à procura de arquivos antigos. Esta procura acaba por aumentar os gastos do Estado com pessoal, já que muitas vezes era preciso investir em mão de obra.

 A PGE diz que o serviço do Google possibilitará a busca de informações em mais de 220 tipos de arquivos e em alta velocidade. O contrato com a multinacional terá vigência de 24 meses.

 “A PGE tem um enorme estoque de informações armazenadas em meio eletrônico, o que representa milhões de horas de trabalho dos procuradores, e que hoje são extremamente difíceis de serem garimpadas, tratadas e disponibilizadas para o conjunto da Instituição. Os Procuradores gastam, no mínimo, 25% do seu tempo pesquisando informações necessárias para o seu trabalho e, muitas vezes, sequer consegue encontrá-las”, diz nota enviada pela assessoria.

 A PGE é responsável pela emissão de pareceres aos órgãos do governo para que eventuais atos não sejam considerados ilegais pela Justiça; inclui-se neste caso a dispensa de licitação, que necessita de amparo prévio dos procuradores do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário