Páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2021

A Amazônia em Pauta

Vamos conversar sobre a Amazônia? 





Nesta sexta-feira, 21 de maio, iniciei mais um desafio na carreira de jornalista amazônida: falar da Amazônia para quem nela vive. E nada melhor do que o rádio para ampliar a mensagem. Acredito que somente uma consciência crítica da população local sobre a importância de se estar e proteger a nossa maior riqueza reduzirá os efeitos de políticas de desenvolvimento retrógradas para a região. Conscientes sobre o valor da floresta, teremos melhores condições de, a cada eleição, escolhermos melhor nossos candidatos, descartando aqueles que não tenham a mínima preocupação com a manutenção de nossa floresta em pé. 

Todas as sextas-feiras os ouvintes da rádio CBN Amazônia Rio Branco 98,1 vão contar com a coluna Amazônia em Pauta, apresentada pelo jornalista Fabio Pontes. A coluna será transmitida dentro do programa matinal CBN Amazônia Rio Branco, que traz as principais notícias do Acre e do Brasil logo nas primeiras horas do dia. 

A proposta é debater de forma mais ampla com a sociedade acreana as questões que envolvem a proteção e preservação da maior floresta tropical do mundo, onde estamos inseridos. Por meio de debates, análises e informações factuais sobre a Amazônia, a coluna ainda tem como objetivo fortalecer o sentimento de pertencimento do povo acreano à sua maior riqueza: a Floresta Amazônica. 

Dessa forma, a coluna terá como consequência trabalhar na sociedade o sentimento de defesa da floresta e das populações tradicionais que nelas vivem – ribeirinhos, extrativistas, indígenas -, cobrando dos governantes (em todas as suas esferas) a adoção de políticas públicas que protejam a Amazônia, bem como a de valorização e mercado aos produtos que ela pode oferecer, de forma sustentável e socialmente justa. A coluna vai mostrar que, por meio do fomento da bioeconomia, é possível, sim, gerar riqueza a partir da floresta, sem desmatá-la. 

Para quem não está em Rio Branco a coluna poderá ser ouvida pelos links da CBN Amazônia Rio Branco que disponibilizarei aqui e no meu Twitter todas as sextas. 


Coluna Amazônia em Pauta - 21/05/2021 

O Valor da Amazônia (clique e ouça)

Na estreia da coluna Amazônia em Pauta, na CBN Rio Branco, falei sobre a importância de se manter a floresta em pé para a sobrevivência de quem está nas cidades e dentro .... da floresta. "É possível, sim, o Acre crescer sem desmatar." 


Nenhum comentário:

Postar um comentário