Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2019

Socorro, prefeita

Acabou a folia, acabou a farra. É hora de curar a ressaca e renovar as energias para a vida voltar ao normal e encarar a dura realidade de uma Rio Branco que a cada dia fica mais carcomida e deplorável em seu aspecto urbanístico. Não teve folião esses dias que deixasse de notar a situação horrível em que se encontra a capital do Acre.

E a prefeita Socorro Neri (PSB) o que tem feito? Aparentemente nada. Como dito acima, a situação só se agrava, e não se vê ações por parte da prefeitura para reparar os danos. Os buracos estão por todos os lados; não importa a rua ou região da cidade - eles estão lá nas avenidas, ruas, becos, vielas…

Surgem como que num passe de mágica. Por sua vez, não presenciamos ação efetiva por parte da prefeita para solucionar o grave problema. Essa queixa não se dá só em nome de quem tem seu veículo próprio, e que enfrenta desconforto e insegurança ao circular por ruas deploráveis - além dos prejuízos financeiros para trocar peças danificadas. 

O maior custo, no entanto, é com a insegurança para todos os cidadãos. Ao se tentar desviar de algum buraco, o motorista de um veículo maior pode atingir o menor, alguém que esteja numa moto, numa bicicleta ou até mesmo o pedestre. Quem está de “carona” no ônibus tem o desconforto dos buracos, mais a sensação de se estar em latas velhas que trepidam dentro da buraqueira.

É uma situação horrível que causa transtornos a todos os contribuintes. Ano passado, a prefeita anunciou uma tal reforma administrativa para enxugar o tamanho da máquina recebida por seu antecessor, Marcus Alexandre (PT), que renunciou ao cargo para concorrer ao governo. Apesar de ter sido reeleito com larga folga em 2016, amargou a derrota por também ter deixado Rio Branco às crateras.

Socorro Neri demitiu pessoas, extinguiu secretarias, entre outras medidas. Com isso, prometia ela, haveria mais recursos para se investir onde realmente era necessário: em serviços públicos de qualidade. Não é o que temos visto. Rio Branco continua em situação de penúria como dantes.

E não adianta vir com a desculpa que a buraqueira é por conta das chuvas. Todos os anos enfrentamos nosso “inverno amazônico”, e todos os anos vivemos a mesma lástima na estrutura urbana da capital. Moramos numa região chuvosa, por isso é preciso investir em uma massa asfáltica que tenha maior resistência à água.

É o mínimo que o cidadão rio-branquense que paga seus impostos espera da prefeitura. Investimentos de qualidade em seu benefício. Vivemos hoje uma situação dramática por pura incompetência de nossos gestores. E o preço, como sempre, quem paga é o cidadão.

Socorro Neri precisa agir a partir de agora, e não esperar o fim das chuvas previsto para o começo de abril. A paciência do rio-branquense já se esgotou. Ainda estamos de bom-humor e fazemos piadas dos buracos, transformando-os em piscinas, açudes para pescaria, oceanos e locais estratégicos para plantar bananeiras - daqui um tempo até para a soja defendida por Gladson Cameli (PP).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário