Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O mensageiro de Dilma


O governador acreano Tião Viana foi escolhido nesta terça-feira em reunião no Ceará com seus outros 19 colegas para levar mensagem até a presidente Dilma Rousseff comunicando a mobilização das bancadas em Brasília para derrubar o veto que distribuí entre todas as unidades da federação os royalties do petróleo.

Segundo o governador do Ceará, Cid Gomes, foi decidido que Tião Viana vai procurar a Dilma para esclarecer que “o movimento não é contra ela, nem contra o governo federal, mas por justiça na distribuição dos royalties”. O governador cearense disse entender que a presidenta “sofreu pressão” para vetar o projeto, mas afirmou que “ela foi induzida a erro por sua assessoria na questão do veto”.

Em outubro o Congresso Nacional aprovou projeto de lei que define as novas regras de partilha dos royalties do pré-sal entre todos os Estados. Hoje, com as atuais regras, Rio de Janeiro e Espírito Santo ficam com mais de 80% desta verba. Por pressão dos Estados produtores, Dilma vetou na semana passada a matéria.

Agora o Senado avaliará o veto, decidindo se mantém ou derruba. Diante da mobilização dos governadores, a tendência é o ato da presidente seja desfeito. A tendência é do imbróglio ir para no Supremo Tribunal Federal.

Participaram da reunião, além de Cid Gomes (PSB) e Tião Viana (PT), os governadores de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB); da Bahia, Jaques Wagner (PT); do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT); de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); Mato Grosso, Sinval Barbosa (PMDB), Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB); do Piauí, Wilson Nunes Martins (PSB), de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB) e Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB).

Os governadores de Minas Gerais, da Paraíba, do Paraná, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Tocantins e de Santa Catarina enviaram representantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário