Páginas

domingo, 16 de dezembro de 2012

A força de Marina


Pesquisa realizada pelo Datafolha na quinta-feira passada e divulgada neste domingo pela Folha de São Paulo mostra que, se a eleição presidencial fosse hoje, a acreana Marina Silva (sem partido) seria o nome de oposição mais forte ao PT. Marina bate até mesmo figuras da política nacional, como o pop-star senador Aécio Neves, do PSDB mineiro.

No cenário com Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves, a ex-senadora recebe 18% das intenções de voto, contra 14% de Aécio Neves. Já a presidente se reelegeria fácil no primeiro turno com 57%. Marina Silva supera Aécio Neves até no Sudeste, reduto mineiro. Lá ela tem 20% contra 17% do tucano.

Em todos os cenários elaborados pelo instituto, a ex-ministra do Meio Ambiente aparece em segundo lugar. 

Estes são números preliminares e que não se manterão até 2014. Marina ainda não se definiu se será candidata, nem partido tem. Mas os dados mostram a força da acreana após a eleição de 2010, quando teve 20 milhões de votos.

Mesmo dois anos após aquele pleito, ela se mantém forte e com chances reais de ser competitiva, ameaçando a polarização PT/PSDB na disputa presidencial. Muita água ainda tem para rolar debaixo dessa ponte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário