Páginas

quinta-feira, 11 de abril de 2019

As 100 trapalhadas de Gladson Cameli

Estes 100 dias do governo Gladson Cameli (Progressistas) têm sido marcados por uma atrapalhada atrás da outra. Aqui não preciso enumerá-las, pois são de amplo conhecimento público. As mais cristalinas são as barbeiragens jurídicas de nomear pessoas para cargos que, antes, deveriam ter passado pelo aval da Assembleia Legislativa.

A mancada mais recente delas foi a decisão de sepultar a CPI da Energisa, que quer investigar os métodos usados pela empresa que comprou a antiga Eletrobras Acre para definir suas tarifas cobradas de nós, consumidores. A CPI, de autoria de Jenilson Leite (PCdoB), iria, a princípio, passar a léguas de distância das escadarias do Palácio Rio Branco.

Porém, de uma hora para outra, os articuladores políticos do governo (sim, eles existem e não sabíamos) decidiram iniciar a operação abafa CPI. Até agora não se sabe o motivo para tal postura. Afinal de contas, a Energisa é uma empresa privada, sem nenhuma relação com o governo Gladson Cameli - ao menos assim acreditamos.

O único laço que talvez exista é o fato de o governador, enquanto senador da República, votou de forma favorável á venda da Eletrobras Acre pela bagatela de R$ 50 mil. O fato é que a CPI não tem como foco investigar a venda da estatal, mas buscar explicações sobre as elevações dos preços praticados pela Energisa em tão pouco tempo.

O governo alega que a investigação parlamentar poderia chegar à arrecadação do estado com o ICMS, imposto estadual que está embutido em praticamente tudo o que consumimos e compramos: água, luz, telefonia, pão, leite, gasolina….. 

Ora, nada mais natural que o estado arrecadar tributos; afinal, é disso que ele vive. E acreditamos que o governo arrecada do nosso consumo de energia apenas aquilo que está previsto em lei, e nada além. 

A partir do momento em que decide sepultar uma CPI, o governo passa a impressão de que quer esconder algo, e chama para si os alvos das investigações. A população quer e precisa saber por que está pagando tão caro pela tarifa de energia e tendo um serviço de péssima qualidade.

Por que o governo Gladson Cameli não quer que os acreanos tenham acesso a essas informações? Aliás, o atual governo falha muito neste quesito ao não atualizar com frequência o seu portal da transparência - o que é lei.

Portanto, a decisão de o próprio governador atuar pessoalmente pedindo para os deputados de sua base retirarem as assinaturas para a instalação da CPI da Energisa é mais uma trapalhada que causa desgaste desnecessário para a gestão com 100 dias de poder.

Agora, mais do que nunca, a instalação da CPI da Energisa é necessária, e aqueles deputados que se dizem comprometidos com os interesses do povo, devem apoiá-la.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário