Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Minha carta à Fenaj

Rio Branco, Acre, 29 de agosto de 2012

Ao senhor presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Schröder

Olá meu caro companheiro de profissão Celso Schröder, presidente da conceituada e importante entidade de representação da nossa classe, a Federação Nacional dos Jornalistas, Fenaj. É com muita honra e orgulho que venho me dirigir a vossa excelência para fazer um pedido: transfira para outro Estado deste país a realização do 35º  Congresso Nacional dos Jornalistas.

O motivo é bem simples: o Acre não tem condições morais e éticas para sediar um evento desta magnitude. O Acre não tem moral para sediar o encontro de profissionais que têm como princípio a liberdade de imprensa, algo que não existe em nosso Estado. Há 13 anos o governo do Partido dos Trabalhadores, que irá bancar os custos do congresso, usa dinheiro público para tirar da população pobre do Acre seu direito de liberdade de imprensa.

Como o senhor e a Fenaj vão tratar de liberdade informação num Estado como esse? O Acre ficará constrangido em debater a liberdade de informação, sendo que ao mesmo tempo seu povo não tem o direito de reclamar do governo, onde jornalistas são perseguidos ao ousarem fazer reportagens críticas e de fiscalização de atos dos poderosos.

Ah, o senhor dias desses esteve aqui pelo Acre e visitou a Assembleia Legislativa. Esta também usa o dinheiro do cidadão acreano para impedir críticas e questionamentos por parte dos jornalistas. Já estamos com três meses de Lei de Acesso à Informação e até agora a Assembleia do Acre continua uma caixa-preta; ninguém sabe como seu orçamento é gasto. A Assembleia não tem condições morais de receber a diretoria da Fenaj em suas dependências.

Por fim cabe a lamentável situação da diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Acre, o Sinjac. Toda a diretoria está presa ao governo petista. O nosso presidente Marcos Vicentti é assessor de imprensa do candidato do PT à Prefeitura de Rio Branco, Marcus Alexandre. Dele para baixo todos estão muito bem acomodados em cargos do Estado, recebendo gordos salários e desconhecendo a realidade dos poucos jornalistas que atuam em redação.

Por exemplo, meu caro presidente da Fenaj, já estamos em agosto e até agora não temos notícias da negociação de reajuste de nosso piso, que deveria ter ocorrido em maio. Como o senhor pode ver, estamos numa situação deplorável aqui no Acre. Nossos jornalistas não estão empolgados e muito menos motivados para receber o congresso da Fenaj.

Ainda há tempo de o senhor mudar o local de vento, transferir para outro Estado. Como disse, o Acre não tem condições morais e éticas para um encontro desta envergadura e de suma importância para o fortalecimento da democracia e da liberdade de informação.
Desde já agradeço a sua compreensão

Atenciosamente
Fabio Pontes

Um comentário:

  1. Prezado Fábio, todos os lugares e sempre é tempo de colocar em discussão a imprensa e os veículos de comunicação de massa, como você bem estudou nas aulas de teorias da comunicação e ética, lembra?

    Pois bem, acredito que o estado do Acre deve sim sediar o Congresso, e que você deve colocar essa pauta para discussão com todos os colegas do Brasil. Seus colegas de redação ficarão muito gratos por ter a oportunidade de uma discussão mais ampla.

    ResponderExcluir